
No outro dia, falei do Yin Yang, hoje vou falar dos cinco elementos, qe representam uma classificaçao mais adiantada deste mesmo, em formas diferentes de energia (ki) reportadas às propriedades do metal, agua, madeira, fogo e terra...
A Teoria dos Cinco Elementos abrange dois aspectos: primeiro o agrupamento das coisas, ou fenómenos, com uma característica energetica semelhante em correspondencias, e, segundo o fluxo de energia entre os Elementos em sequencias muito definidas, ou ciclos...
Cada elemento possui as suas porpriedades e qualidades caracteristicas, qe se podem entender a um nível de intuiçao e senso comum.
A energia da Madeira, por exemplo, é a ascensao, a expansao e noçao de crescimento qe temos na Primavera, quando a natureza começa a despertar do Inverno e principia a grande onde de actividade qe dá inicio ao ano.
A qualidade do Fogo é o derradeiro Yang do auge do Verão, quando a natureza atingiu o seu pico de crescimento, as arvores estao a ficar o mais frondosas possivel e as flores a desabrochar. A Terra funciona como o elemento central e eqilibrador quando a energia se começa a transformar num movimento descendente, esta' associado ao fim do Verão e, tambem, aos ultimos dias de cada estaçao, quando a Ki desta principia a mudar para a seguinte.
A energia do Metal é o movimento consolidador e 'introvertido', como a contracçao da seiva nas arvores no Outono. Condensa as coisas nas partes qe as constituem e cria as fronteiras qe as definem, como a neblina de Outono num vale, originada pela agua a condensar.se, mas incapaz de subir e de se tranformar por evaporaçao.
A Agua é o Yin derradeiro, o tempo tranqilo, o frio repousante do Inverno. Tem uma faceta de espera e serenidade, qe se poderia descrever como "potencial armazenado", contudo sempre flexivel e poderoso.
As correspondências dos Cinco Elementos agrupam fenomenos qe se considera terem propriedades energeticas semelhantes, como uma orqestra em qe todos os instrumentos tocassem a mesma nota.