terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Os cinco elementos


No outro dia, falei do Yin Yang, hoje vou falar dos cinco elementos, qe representam uma classificaçao mais adiantada deste mesmo, em formas diferentes de energia (ki) reportadas às propriedades do metal, agua, madeira, fogo e terra...
A Teoria dos Cinco Elementos abrange dois aspectos: primeiro o agrupamento das coisas, ou fenómenos, com uma característica energetica semelhante em correspondencias, e, segundo o fluxo de energia entre os Elementos em sequencias muito definidas, ou ciclos...
Cada elemento possui as suas porpriedades e qualidades caracteristicas, qe se podem entender a um nível de intuiçao e senso comum.
A energia da Madeira, por exemplo, é a ascensao, a expansao e noçao de crescimento qe temos na Primavera, quando a natureza começa a despertar do Inverno e principia a grande onde de actividade qe dá inicio ao ano.
A qualidade do Fogo é o derradeiro Yang do auge do Verão, quando a natureza atingiu o seu pico de crescimento, as arvores estao a ficar o mais frondosas possivel e as flores a desabrochar. A Terra funciona como o elemento central e eqilibrador quando a energia se começa a transformar num movimento descendente, esta' associado ao fim do Verão e, tambem, aos ultimos dias de cada estaçao, quando a Ki desta principia a mudar para a seguinte.
A energia do Metal é o movimento consolidador e 'introvertido', como a contracçao da seiva nas arvores no Outono. Condensa as coisas nas partes qe as constituem e cria as fronteiras qe as definem, como a neblina de Outono num vale, originada pela agua a condensar.se, mas incapaz de subir e de se tranformar por evaporaçao.
A Agua é o Yin derradeiro, o tempo tranqilo, o frio repousante do Inverno. Tem uma faceta de espera e serenidade, qe se poderia descrever como "potencial armazenado", contudo sempre flexivel e poderoso.
As correspondências dos Cinco Elementos agrupam fenomenos qe se considera terem propriedades energeticas semelhantes, como uma orqestra em qe todos os instrumentos tocassem a mesma nota.

11 comentários:

Anónimo disse...

epa sinceramente gostei e de certa maneira estou de acordo com o 'novo' yin yang :p

ta mt fixe o texto parabens continua ;)



Luz

Anónimo disse...

andas mt espiritual...

DruKZ disse...

Ando? ^^'

Anónimo disse...

ker-me parecer q sim

DruKZ disse...

Gostava eu de saber o porqê... :-o
Mas ja sei qe nao vais explicar =P

Anónimo disse...

Está certo o que disseste *w*

DruKZ disse...

Tudo o qe eu digo ta certo! =D

Penguin disse...

loool isto deixou-me uma becs confusa o.o
Acho q andava a ver muitos animes com poderes do genero água, ar, fogo e terra ^^
mas acho q esses são tambem os elementos dos horscopos chineses (as coisas q eu sei -.-'')
lol, n me lembro bem tenho medo de dizer asneiras XP
Tá super fixe!! XDXD

Anónimo disse...

epa liçoes de qumica n pf...ja me basta saber a tabela periodica...fikome pelo chakra xDD

Anónimo disse...

ah sim eskeçime de assinar xD

shinigami martins k n entende nd de quimica :p

Anónimo disse...

Metal gera água? =O nao sabia xD. Ando a aprender coisas com o meu mano ^^

Adoro te xP